O que é a insônia e como combatê-la


Ilustração blog 38
A insônia é um distúrbio do sono que impede de dormir ou então de permanecer dormindo por um longo período. Já passou por essa situação? É terrível! Ainda mais se considerarmos os malefícios que a falta de um bom sono pode trazer para a saúde, produtividade e bem-estar.

Tipos de insônia A insônia se apresenta de três diferentes formas, sendo: - Transiente: de duração mais curta, de no máximo 3 semanas; - Crônica: é mais longa e dura mais de 3 semanas; - Intermitente: é mais curta, mas ocorre de tempos em tempos.

Ela pode também ser primária ou secundária. A primária é quando não é causada por nenhuma doença, e é secundária quando é um sintoma de uma outra condição de saúde.

O que acarreta É durante o sono que o corpo se regenera, libera hormônios, como o do crescimento e saciedade por exemplo, constrói massa muscular e se prepara para mais um dia de busca pelos seus objetivos. Não dormir bem coloca em risco a saúde física e mental, além de prejudicar a qualidade das atividades desempenhadas durante o dia.

O que fazer Se dormir não é uma tarefa simples para você, primeiramente precisa identificar o motivo. A ansiedade e estresse costumam ser os mais corriqueiros e, nesse caso, dependendo do quão ansioso ou estressado estiver, pode ser resolvido investindo em práticas saudáveis, como meditação e controle da respiração, ou em objetos que te ajudem a relaxar perto da hora de dormir, como um bom travesseiro, viseira, óleos essenciais relaxantes, chás calmantes, sons ambientes e outros. Além disso, evitar alimentos estimulantes e o aparelho celular nessa hora sagrada deve ser uma lei.

Se nada disso ajudar, o problema pede por um diagnóstico profissional, por isso não deixe de buscar ajuda médica, afinal uma boa noite de sono é reflexo de uma saúde em dia.

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